Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (11) na Câmara Municipal, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo aprovou a convocação de ex-secretários e ex-superintendentes ligados à gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa. O objetivo dos vereadores é aprofundar as investigações sobre as contratações emergenciais realizadas entre 2021 e 2024.
Pela deliberação, todos os ex-superintendentes de Saad's serão convocados. Quatro vereadores que foram superintendentes ou secretários serão convidados a depor, além do vice-prefeito Jeová Alencar, que também deve prestar esclarecimentos à comissão pelo período que esteve na SAAD Sul. Os vereadores são: Juca Alves (PRD), ex-superintendente da SAAD Sul; Roncallin (PRD), ex-superintendente da SAAD Centro; Daniel Carvalho (MDB), ex-superintendente da SAAD Norte; e James Guerra (Avante), ex-secretário da SEMDUH.
O presidente da comissão, vereador Fernando Lima, explicou que serão convocados todos os gestores que integraram as antigas SAADs, atualmente denominadas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Sobre a participação do vereador James Guerra, Fernando Lima destacou que ele será convidado a depor, pois já demonstrou disposição para colaborar.
Fernando Lima destacou o objetivo da comissão.
“Passamos essas oitivas justamente para esclarecer dúvidas que surgiram no andamento da comissão. Como alguns oradores foram gestores das pastas responsáveis pela limpeza urbana, eles serão convidados, não convocados, para prestar esclarecimentos. O objeto da CPI é apurar possíveis irregularidades nas contratações emergenciais. Por isso, é importante convocarmos os gestores passados e convidarmos os vereadores que foram gestores das SAADs ou da SEMDUH, para esclarecer os fatos.”
O presidente ainda ressaltou a importância da participação do Tribunal de Contas do Estado, afirmando que “ao meu conhecimento, havia um processo suspenso por decisão do Tribunal de Contas, hoje sabemos que foram dois. Por isso, vamos chamar representantes do Tribunal para explicar o motivo da suspensão, se houve erros na elaboração dos editais ou termos de referência, para que possamos sanar as dúvidas.”
Fernando Lima finalizou dizendo que “desde o início dos trabalhos da CPI, nosso intuito é avançar o mais rápido possível para uma licitação regular, eliminando a necessidade de licitação emergencial e, assim, resolver o problema da coleta de lixo em Teresina, dando um retorno positivo à população.”
Além das convocações mencionadas, a CPI também deliberou convocar o setor jurídico da SEMDUH, além do procurador-geral do município, Ricardo Martins. O andamento das investigações será acompanhado pela população e os próximos passos serão definidos em reuniões futuras da comissão.
Fonte:Cidadeverde.com