A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina publicou aviso de contratação direta para aquisição emergencial de medicamentos com valor estimado em R$ 11,9 milhões. O documento consta no Diário Oficial do Município, publicado na última sexta-feira (8). A aquisição emergencial busca atender demandas urgentes da rede municipal de saúde.
A contratação foi assinada pela presidente da FMS, Leopoldina Cipriano.
A medida ocorre em meio a um cenário de crise no sistema de saúde da capital, marcado por falta de medicamentos, insumos e sobrecarga nas unidades de atendimento. A crise se arrasta desde a gestão passada, quando algumas unidades de saúde da capital chegaram a ser interditadas por problemas estruturais e falta de medicamentos. No último mês de julho, a prefeitura renovou o decreto de situação de emergência na saúde pública do município por mais três meses.
Nesta semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar teve 100% dos serviços suspensos após um incêndio que atingiu a unidade na última terça-feira. Um dia depois, os atendimentos foram reestabelecidos.
Nos últimos meses, pacientes e profissionais denunciaram atrasos em procedimentos e a suspensão temporária de serviços por falta de material. A FMS tem buscado alternativas emergenciais para evitar o colapso, enquanto a pressão por uma solução definitiva cresce entre vereadores, órgãos de controle e entidades de classe.
Fonte;Cidadeverde.com