O ex-vice-prefeito Robert Rios afirmou que os órgãos de controle precisam realizar uma auditoria nas obras de asfaltamento realizadas durante a Gestão Dr. Pessoa, quando a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) era presidida por João Duarte, o Pessoinha, filho do ex-prefeito. Na entrevista concedida ao GP1, Robert, que também foi secretário de Finanças até romper com a gestão, disse que Dr. Pessoa assumiu a Prefeitura de Teresina em 2021 com mais de R$ 1 bilhão no cofre. Segundo ele, o ex-prefeito entregou todo o dinheiro na mão do filho.
“Quando nós assumimos, tinha nos bancos, na conta da prefeitura, mais de um bilhão de reais à disposição. O Kleber Montezuma fez a campanha dizendo que tinha um bilhão para investir, e realmente tinha, era dinheiro de empréstimos. Só que grande parte desse bilhão, o prefeito colocou para o filho dele fazer esse asfalto que nós estamos vendo”, declarou o ex-vice.
Auditoria
Por fim, Robert Rios cobrou uma auditoria nas obras de asfaltamento conduzidas por Pessoinha quando esteve à frente da Eturb. “Tem que periciar o asfalto, ver contrato por contrato, porque grande parte do dinheiro foi colocado nas mãos do Pessoinha para fazer esse asfalto”, concluiu. O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) dispõe de estrutura apropriada para promover auditorias, o que inclui profissionais especializados, como engenheiros. Essas fiscalizações ordenadas são realizadas sem aviso prévio, com diversos servidores da Corte de Contas indo a campo de maneira coordenada, a fim de aferir a qualidade dos serviços prestados à população.
Outro lado
O ex-prefeito Dr. Pessoa foi procurado pelo GP1, mas preferiu não se pronunciar. Nossa reportagem também entrou em contato com João Duarte, oPessoinha, que disse que Robert Rios tem um problema pessoal com ele. “Ele [Robert] melhorou os índices do município, a capacidade de pagamento. Agora, essa discussão toda dele é uma briga de cunho pessoal. Ele tem um problema comigo desde 2022, mas nunca fiz nada de mal contra ele, jamais. Com relação ao lado profissional, parabenizo ele pela gestão como secretário de Finanças”, afirmou.
Fonte:GP1