06 / 08 / 2025 - 16h22
"Roubalheira era regra na Gestão Dr. Pessoa", diz exsecretário Robert Rios durante CPI do Rombo

 

Nesta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Teresina retomou os trabalhos da CPI do Rombo, que investiga um déficit de R$ 3 bilhões nas contas da Prefeitura. Durante a oitiva, o ex-vice-prefeito e ex-secretário de Finanças da gestão do prefeito Dr. Pessoa, Robert Rios, afirmou que "a roubalheira era regra" naquele período, destacando as secretarias de Educação e Saúde como as mais afetadas por irregularidades. “A roubalheira lá era regra. O roubo na Secretaria de Educação e na Fundação Municipal de Saúde foi terrível. Nunca se viu isso antes na história de Teresina”, declarou Robert Rios.

Em coletiva à imprensa, o ex-secretário também afirmou que grande parte do poder decisório da Prefeitura estava concentrada nas mãos de parentes de Dr. Pessoa, mencionando o filho do ex-prefeito, João Duarte Pessoa, e a ex-primeiradama, Samara Conceição. Entre os cargos citados estão o secretário de Administração, responsável pelas licitações, os dois diretores da Fundação Municipal de Saúde, o diretor da Secretaria de Educação, o chefe da Guarda Civil Municipal e o diretor da Strans. “Eu tinha pena dos secretários da Prefeitura. Eu não mandava em coisa nenhuma, não fazia coisa nenhuma, não usava coisa nenhuma e não decidia coisa nenhuma. Isso porque a gestão toda estava nas mãos da família do prefeito. Quem mandava era a família. A mulher do prefeito mandava 100% na saúde e na educação”, acrescentou.

Robert também relatou um episódio em que listas de empresas a serem pagas pela Prefeitura eram elaboradas e encaminhadas diretamente ao setor financeiro por membros da família do ex-prefeito. Segundo ele, a então secretária Odimirtes Neves recebeu a orientação direta de Dr. Pessoa para só autorizar os pagamentos após aval do filho do prefeito. “Esses pagamentos só seriam feitos com o aval do filho do prefeito. A ordem era dada por ele, que só autorizava os pagamentos e fornecia a relação de quem seria pago”, revelou.

Outro lado

Ao GP1, João Duarte Pessoa afirmou que não procedem as acusações de Robert Rios, alegando que elas partem de um "problema pessoal" que ele desconhece.

Fonte:GP1

Publicidade