A Operação Cativeiro Digital, deflagra na manhã desta quinta-feira (03), desarticulou um grupo criminoso especializado em extorsão em ambiente cibernético, em Açailandia, no Maranhão. Cinco pessoas foram presas temporariamente e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
De acordo com o delegado Humberto Mácola, o grupo usava perfis falsos em redes sociais para atrair suas vítimas. Em seguida, eles faziam ameaças pedindo dinheiro para não publicar fotos intimas.
“Após estabelecer contato, os suspeitos obtinham imagens íntimas das vítimas e, em seguida, exigiam pagamentos que somaram cerca de R$ 80 mil. Para dar maior verossimilhança às abordagens, os perfis dos envolvidos continham imagens de mulheres retiradas de perfis de personalidades de outros estados do país”, explicou o delegado.
A extorsão cibernética, que acontece no ambiente virtual, é crime, tipificado no artigo 158 do Código Penal Brasileiro. Segundo a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento e há a suspeita de outras pessoas envolvidas no esquema.
A ação contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e do Maranhão e das delegacias regionais de Imperatriz e Açailândia.
Fonte:Cidadeverde.com