30 / 03 / 2025 - 10h28
Jorge Lopes cotado para substituir Sarah Menezes à frente da SEMEL

 

Com o possível afastamento da ex-judoca e campeã olímpica Sarah Menezes, à frente da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), o nome de Jorge Lopes ganha força para substituí-la no cargo. Coordenador do Movimento Piauí Livre (MPL), Jorge Lopes (PSDB) já comandou o mesmo órgão durante a administração do então prefeito Heráclito Fortes, no período de 1989 a 1993, se destacando por realizar obras como a construção de ginásios poliesportivos, centros esportivos e campos de futebol. Recentemente, Jorge Lopes foi presidente estadual da Federação PSDB/Cidadania.

Caso seja confirmada a saída de Sarah Menezes, que também é técnica da Seleção Brasileira de Judô, Jorge Lopes terá a seu favor, como eventual substituto da ex-atleta no comando da SEMEL, um importante conjunto de serviços prestados às políticas públicas em benefício do esporte em Teresina. É o caso da construção dos ginásios poliesportivos Pato Preto, Edmilson Jorge e Rui Lima, respectivamente nos bairros Mocambinho, Dirceu e Bela Vista/Parque Piauí. Jorge Lopes também foi o responsável pela criação de Centros Esportivos em 80 bairros da capital.

Como secretário municipal de Esportes e Lazer, ele construiu 20 campos de futebol na Zona Rural, implantou 50 escolinhas pelos bairros teresinenses e ainda foi o responsável pela criação do Programa Esporte Cidadão, para jovens de 7 a 14 anos, em 80 bairros. Outras quadras poliesportivas foram construídas em 10 bairros de Teresina, sob a responsabilidade de Jorge Lopes, considerado um homem público apaixonado pelo esporte. Nesse sentido, ele reformou o Estádio Lindolfo Monteiro e foi presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (FUNDESPI).

“Qualificar para o bem”

Jorge Lopes foi juiz-auditor e diretor da Federação de Futebol do Piauí (FFP) e é presidente da Liga de Esportes de Angical do Piauí. Além disso, como coordenador do Movimento Piauí Livre, tem se manifestado em defesa da promoção da prática de atividades esportivas. Segundo ele, o movimento, de caráter suprapartidário, vê o esporte como “a melhor saída para qualificar a juventude para o bem, evitando que os jovens se ocupem com práticas indesejáveis”. Jorge Lopes poderá ser lançado como candidato a senador, pelo MPL, nas próximas eleições estaduais de 2026.

Fonte:PortalVejaTimon

Publicidade