A Fundação Municipal de Saúde publicou no diário oficial da última sexta (21) um aviso de licitação para a compra de medicamentos injetáveis, não injetáveis e controlados. O valor total da aquisição, que será realizada no formato de licitação do menor preço por item, tem um preço anual estimado em R$ 31,4 milhões e abastecerá o estoque de hospitais e ubs's de Teresina para todo o ano de 2025.
A publicação do certame ocorre dias após a saída do ex-presidente da pasta, Charles da Silveira, que deixou a Fundação Municipal de Saúde na última quarta, em seu lugar assumiu o odontólogo Francisco de Pádua. Na manhã deste sábado o prefeito Silvio Mendes analisou uma possível reconsideração e um retorno de Silveira para a pasta.
Leia Também:
"Reconsideração está na mão dele", diz prefeito sobre Charles da Silveira na FMS
Mudança na FMS favorece base aliada a Silvio Mendes
Charles da Silveira nega que interferência política tenha motivado saída da FMS: "não envolve político, nem Câmara, nem ninguém"
Charles Silveira deixa a Fundação Municipal de Saúde
A licitação regular para a aquisição de medicamentos é o segundo passo nas ações emergenciais para regularizar o estoque de medicamentos na rede municipal de saúde. Inicialmente a FMS publicou um chamamento para a aquisição emergencial dos medicamentos, com os estoques provisoriamente estabelecidos o órgão se dedica agora a fazer a compra programada para todo o ano de 2026.
Segundo o edital publicado os recursos para a aquisição dos medicamentos serão retirados de três fontes:
-Transferências Fundo a Fundo de Recursos do SUS provenientes do Governo Federal
- Transferências Fundo a Fundo de Recursos do SUS provenientes do Governo Estadual
- Outros Recursos Vinculados à Saúde
A abertura das propostas será realizada no dia 13 de março.
Fonte:Cidadeverde.com