29 / 01 / 2025 - 13h57
Netanyahu se encontrará com Trump em 4 de fevereiro

 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), na próxima 3ª feira (4.fev.2025) na Casa Branca, em Washington, D.C. Segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores israelense, Netanyahu será o 1º líder estrangeiro a se reunir com o presidente dos EUA desde a sua posse em 20 de janeiro.

O encontro dos líderes se dará durante o período de cessar-fogo de 6 semanas na Faixa de Gaza, negociado pelos governos de Joe Biden e Donald Trump. Os temas a serem discutidos não foram revelados. No entanto, o anúncio vem dias depois de Trump sugerir a realocação de palestinos de Gaza para países árabes vizinhos como forma de “limpar a coisa toda”. A declaração, feita no sábado (25.jan) durante uma viagem de Trump, foi dada depois de conversas com o rei Abdullah da Jordânia.

O republicano afirmou quepretende discutir a ideia com o presidente do Egito, Adbel Fattah al-Sisi. Em 26 de janeiro, Trump também autorizou o envio de um lote de bombas de 2.000 libras para Israel. Essa decisão reverte a suspensão do envio de armamento imposta pelo ex-presidente Joe Biden (Democrata) em maio de 2024. Não está claro como essa movimentação de armamento pode influenciar as tentativas de pacificação do conflito israelense-palestino.

Fonte:Poder360

 

Publicidade