28 / 01 / 2025 - 06h54
Secretário explica como pedir autorização para poda de árvores em áreas privadas

 

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta segunda-feira (27), o secretário municipal de Meio Ambiente (Semam), Aluísio Sampaio, falou sobre a importância da poda de árvores para prevenir quedas em decorrência das chuvas e ventos. Apesar disso, o gestor ressaltou a necessidade da população solicitar autorização para esse serviço por meio do número (86) 9 9582-0034 quando for em uma área domiciliar. 

“As pessoas precisam pedir para a Semam a autorização, principalmente quando a árvore não está nos logradouros públicos, quando não está na calçada, no canteiro central ou nas praças. Essa poda tem que ser feita de maneira particular, mas é necessário que haja a autorização. Ninguém pode fazer a supressão vegetal de uma árvore sem a prévia autorização", explicou.

Após a solicitação, um fiscal da Semam vai até o imovel avaliar a situação para autorizar ou não. É importante ressaltar que este serviço não é cobrado. “Os fiscais têm obrigação de ir até o local. O que tem, no caso, é que quando você tem árvores que tem um valor para a cidade, tem instrumentos de compensações ambientais. Quando aquela pessoa precisa realmente retirar aquela árvore, existem obrigações que são estabelecidas para que se haja a compensação ambiental para a cidade”, esclareceu o secretário. 

Apesar disso, o gestor ressaltou que a Semam é responsável apenas pela autorização ambiental e não realiza o serviço de poda em área particular, que deve ser contratada pelo solicitante. “A retirada, de maneira particular, a gente pode inclusive indicar algumas pessoas que trabalham com isso. O Corpo de Bombeiros em uma situação de emergência pode fazer isso, sem essa licença”, disse. 

Em relação a árvores em logradouros públicos, o serviço de poda pode ser solicitado nas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) ou a Defesa Civil. “As pessoas não devem fazer isso sozinhas, para evitar um acidente, inclusive fatais. Se deve acionar a SDU ou a própria Defesa Civil para que a retirada seja feita por pessoas autorizadas e habilitadas", pontuou.

Fonte:Cidadeverde.com

Publicidade